terça-feira, 31 de maio de 2016

Bloco de notas

  Esta noite eu acordei de repente, olhei para o lado e estava sozinho. O escuro da noite era minha única companhia. Não senti medo, aflição, mas foi estranho. Parecia um daqueles sonhos bizarros que você presencia quando assiste filmes de terror, porém, esse era real. Minutos depois voltei a dormir, acho que vou demorar um pouco para me acostumar com essa rotina... ainda bem que tenho o meu amigo cavalo-marinho.

domingo, 29 de maio de 2016

Reflexão do dia



    Fazia tempo que não parava para escrever. Costumava fazer isso quando estava triste ou muito chateado com algo, mas dessa vez, é mais uma reflexão do meu “eu” atual. Digo atual porque acredito que estamos em constante mudança. Sou hoje, reflexo de todas as escolhas que fiz até então, algumas delas me deixam orgulhoso, outras não. Acho que tudo depende do ponto de vista, afinal, o que é fazer o certo? Acho que nunca saberei responder essa pergunta, no entanto, pouco importa no momento. Encontro-me mais uma vez viajando sozinho, o peregrino, como eu costumava intitular-me, está de volta ao mundo. A bagagem com certeza aumentou, uma vez que vivi experiências fantásticas no outro mundo. Vivi, senti, amei, deixei a vida fluir, mas agora, é hora de pegar a velha bússola, e buscar o Norte... o meu Norte. Não sei ao certo o que me reserva essa nova jornada, contudo, tenho certeza que preciso fazê-la para descobrir quem é esse novo “eu”.

   Converso com pessoas diferentes o tempo todo, e vejo que todas têm algo em comum, elas precisam de outras pessoas. Pai, mãe, tios, primos, avós, amigos, namorados, cônjuges etc. As pessoas dizem precisar umas das outras para serem felizes, para sentirem-se completas. Acho engraçado, em partes, afinal, por mais que estejamos cercados por outras pessoas que gostamos, no fim das contas quem está 100% do tempo ao seu lado é você mesmo. Ninguém consegue acompanhar cada movimento seu, consegue? Às vezes, temos tanto medo de ficar sozinhos que nos agarramos a primeira pessoa que encontramos, e nela depositamos um pouco de tudo, nossas frustrações, nossos arrependimentos, nossos traumas. Buscamos não apenas companhia, mas uma solução para todos os problemas. Por isso, manifesto minha humilde opinião. Ninguém pode resolver todos os seus problemas para você, ninguém deveria amá-lo mais do que você, e ninguém deveria conhecê-lo melhor do que você. Isso faz sentido? Para mim, sim. Devemos conhecer primeiramente nós mesmos, nossos defeitos, qualidades, traumas, valores etc. Devemos nos amar incondicionalmente, antes mesmo de procurar outras pessoas para amar. Devemos andar com nossas próprias pernas, e aprender que certas coisas na vida são de nossa inteira responsabilidade. Hoje eu tenho algumas primaveras a mais de experiência, mas sinto que ainda não sei muita coisa sobre essa “alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos” (Bob Marley). Acredito que não saber é bom, quer dizer que aprenderei muita coisa legal, viverei momentos inesquecíveis, cometerei erros, irei decepcionar-me com as pessoas. Afinal, viver é isso, não é?! Viver de verdade é não saber o que me espera amanhã, é sentir cada momento, pois ele é único. É extrair o melhor das situações mais absurdas, uma vez que tudo na vida tem dois lados, ou até mais.

   Como havia falado anteriormente, hoje viajo sozinho, mas levo no peito o que foi cultivado nesses anos de viagem. Guardo cada lembrança boa, como uma relíquia. E afirmo com absoluta certeza, a melhor viagem desse peregrino foi com você, sereia. Espero que tenha sido recíproco. Ademais, termino esse texto com a seguinte citação: “ Jamais caia, roube, engane ou beba. Mas se for cair, caia nos braços do seu amor. Se roubar, roube boas amizades. Se for enganar, engane a morte. E se for beber, beba nos momentos que te tiram o fôlego. ”

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

   Certa vez estava conversando com um amigo, e nos perguntávamos como seria quando tivéssemos 20 anos. Estaríamos terminando a universidade, trabalhando, namorando alguém ou saindo todas as noites para farrear etc. Engraçado lembrar disso, visto que em poucos dias vou completar 21 anos. Parece que foi ontem que tirei a carteira de motorista, parece que foi ontem que me apresentei ao exército, parece que foi ontem... muita coisa. "O tempo passa rápido depois dos 18", disse meu pai uma vez. E como passa. O dias parecem cada vez mais curtos, são raros aqueles momentos de ócio no qual eu costumava ligar para algum amigo e marcar alguma coisa para passar o tempo. 
    É certo que muita coisa mudou, algumas pessoas entraram em minha vida, outras distanciaram-se pelas mais diversas razões. Entretanto, algumas coisas nunca mudam. Sempre tem aqueles amigos que você pode passar anos sem ver, mas quando os encontra parece que sempre estiveram por perto. Sem falar dos encontros em família, nos quais suas tias sempre perguntam como vai o namoro, ou se já arranjou uma namorada. Enquanto seus tios contam as mesmas piadas de sempre, e ainda assim você cai na gargalhada devido ao entusiasmo de quem está contando. Essas são só algumas coisas que acontecem nas bilhares de famílias que habitam esse planeta ao qual chamamos carinhosamente de Terra. 
    Depois de falar o que todos já sabiam, gostaria de falar do real tema desse texto. A única certeza da vida, é que algum dia você vai morrer. Todas as outras coisas que acontecem são reflexo de alguma ação em alguma parte do mundo. Ou seja, suas ações hoje vão impactar não só no seu futuro, como também no futuro de milhares de pessoas ao seu redor. Esse impacto pode ser bom ou ruim, mas qual a relação disso com a sua vida? Eu acredito que como todas as pessoas do mundo, seu maior sonho é ser inteiramente feliz, e para isso fazemos coisas das quais nem sempre nos orgulhamos. Então, partindo do pressuposto de que felicidade é relativa, e cada pessoa pode ser feliz fazendo algo totalmente diferente das outras. Seja feliz! Busque o melhor para você, mas tente não interferir na busca dos outros. A vida é tão curta e o tempo passa tão rápido, que às vezes o tempo que você passa tentando fazer mal para outra pessoa, poderia estar sendo usado na busca da sua própria felicidade.
 

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Conselhos para a vida

   Partindo do pressuposto que todo dia é dia de aprender, gostaria de partilhar com vocês um pequeno texto retirado do livro "A Sabedoria de Stephen R. Covey", que achei bem interessante e me levou a uma profunda reflexão:
 
 " Uma vez, um homem me  levou a um canto e confidenciou: 
- Minha esposa e eu não temos mais os mesmos sentimentos que tínhamos um pelo outro. Acho que eu não a amo mais e ela não me ama. O que posso fazer?
- O sentimento não existe mais? - perguntei.
- É isso mesmo - ele afirmou. - E temos três filhos com quem nos preocupamos muito. O que você sugere? 
- Ame-a - respondi.
- Já lhe disse, o sentimento não existe mais.
- Ame-a.
- Você não entende. O sentimento de amor não existe mais.
- Então ame-a. Se o sentimento de amor não existe mais é uma boa razão para amá-la.
- Mas como amar quando você não ama?
- Meu amigo, amar é um verbo. Amor - o sentimento - é um fruto do amar, o verbo. Então ame-a. Sirva-a. Sacrifique-se. Ouça-a. Tenha empatia. Valorize-a. Apoie-a. Você esá disposto a fazer isso?"

   Você já parou para pensar, que é o que fazemos no dia a dia que importa e que alimenta uma relação, seja ela qual for. Portanto, se hoje às coisas estão difíceis com aquela pessoa especial, siga esses conselhos, às vezes temos a resposta debaixo dos nossos narizes, só não estamos dispostos a enxergar.




terça-feira, 8 de setembro de 2015

Sometimes when I think better...

     Depois de alguns meses ou mais, volto a escrever coisas sem sentido em um blog não lido. Brincadeiras à parte, falarei de momentos importantes na vida de qualquer pessoa. De verdadeiros choques de realidade que por mais drásticos, e certas vezes, dolorosos, são necessários para estampar a vida real nos rostos daqueles que insistem em viver no "mundo da lua".
   Ouvi uma vez que todo ser humano tem seu "day one". Que seria o dia exato que uma grande mudança aconteceu na sua vida, seja uma reprovação na escola, um término de namoro, uma final de campeonato etc. Esse dia pode até ter sido o pior da sua vida, mas parando para pensar, ele com certeza ensinou algumas coisas.
   No meu "day one", eu havia sofrido uma enorme perda, e isso me abalou em todos os aspectos que se pode imaginar. As horas pareciam não passar, as pessoas não paravam de falar e tudo que eu queria era "respirar". Ter um tempinho, ou melhor, um tempão para refletir sobre o que seria da minha vida daquele momento em diante. E foi naquele dia que eu resolvi me importar menos com as coisas que não tenho controle. Deixei de me culpar pelos inúmeros erros cometidos, e viver cada dia como se fosse o primeiro dia da minha vida. Isso me fez bem, e me faz até hoje. Portanto, se você já teve o seu dia, tente lembrar como foi e o que realmente mudou. Lembrando é claro, que todas as mudanças tem pontos positivos e negativos. Pense nisso, ontem fui eu, amanhã pode ser o seu dia de recomeçar.



quarta-feira, 17 de junho de 2015

E assim como o pôr do sol, disse adeus

   Fazia um tempo que não postava nada, que não parava para escrever. O tempo passa, e parece que os dias encurtam. Ou pelo menos os dias que antecederam o "hoje". Faço notável esse destaque, nessa data, dia 01 de Agosto de 2015, pois mais uma vez recebo a notícia de que um amigo próximo vai partir. Calma! Não precisa desejar condolências ou algo do tipo, ele "só" vai viajar para outro estado. Alguns podem questionar o motivo pelo qual atribuo tanta dramaticidade nesse texto, mas entendam que cabe a cada um enfrentar essas "coisas da vida" da maneira que bem entender.
Não sei bem quando, o porquê, ou ainda quem teve a iniciativa. Contudo, há mais ou menos 5 anos, conheci os melhores amigos que se pode ter. Cada um com suas diferenças, com suas manias e estripulias... Quem diria que essa amizade iria dar certo? Apesar dos desentendimentos, conflitos e discussões, nós crescemos e amadurecemos. Bem como um time, um ajudou o outro, nas vitórias e nas derrotas. Frases como: "Eu entendo..." ou ainda, "pode desabafar", foram mais que acalento. Diria que foi um dos principais motivos por ainda estarmos juntos, afinal, todo mundo tem bons e maus momentos. Porém, só os verdadeiros amigos estão presentes em ambos.
Primeiro o grande Japa. Em seguida, Zuezyo foi estudar fora. Agora, é a sua vez de dizer "até logo". Parece que foram ontem, as resenhas no dia das virgens, aquele carnaval em Pirangi, festa do cooler etc. Parace que foi ontem, o primeiro ap, o primeiro tereré, os fins de semana em jacumã... Éramos felizes e não sabíamos. Mas, sabe de uma coisa? Acho que sabíamos, pois foram momentos felizes e muito proveitosos. Foram vivências das quais iremos nos lembrar e contar para nossos filhos, como em tantas oportunidades ouvimos as célebres estórias do meu pai.
Todavia, esse clima de despedida não é nada legal. Sempre tentamos encorajar uns aos outros, a sermos os melhores e buscar a excelência tanto pessoal, quanto profissional. "Só", novamente essa palavra. Só que hoje, vendo esse amigo tão querido ir para longe, fica difícil segurar as lágrimas. Contrariando o que disse Pablo: "Homem chora!” Principalmente de felicidade. Sim, porque mesmo tristes com sua partida, estamos felizes por vê-lo correr atrás dos seus sonhos. Então corra, até a exaustão, e mais ainda se preciso for. Estaremos aqui quando você voltar, de braços e corações abertos para recebê-lo quando chegar o momento do seu retorno.
Por fim, queria falar um pouco sobre essa pessoa excepcional chamada Tales Augustus. Não é enchendo sua bola. Falo de fatos, os quais podem ser comprovados:
1 - Você é um cara muito tagarela, fala tanto que já tentamos pagar para você ficar calado e não deu certo.
2 - Você é chato quando quer mostrar que está certo, e por isso, o apelidamos de "cheio de razão".
3- No fundo, quando você sabe que é bom em algo, você faz questão de mostrar ou dizer para as outras pessoas.
Pronto, acho que já está bom. Essa brincadeirinha foi só para descontrair, afinal, não quero ninguém chorando ao ler esse texto. Falando francamente, acredito que falo por todos quando digo que você é um cara super íntegro, e que sabe respeitar as pessoas. Vimos exemplos disso por diversas vezes. Admiro-te não só por isso, como pela humildade e empatia que você tem ao falar/tratar as pessoas. E não só as pessoas próximas, como também pessoas as quais você nem conhece direito. Sem contar que você é um ótimo ouvinte e conselheiro, parece que sempre sabe dizer o que se precisa ouvir, e não o que se quer ouvir. Sendo assim, abro um parêntese para agradecê-lo meu amigo, por todos os conselhos que me destes. Sem mais delongas, para que esse texto não fique longo demais, e você não desista de lê-lo, queria deixar um pensamento de Charles Chaplin: "A vida é maravilhosa se não se tem medo dela." Portanto, meu caro amigo, não tenha medo, pois você nunca estará longe o suficiente para que não possamos ouví-lo, e não viveremos por tempo suficiente para esquecê-lo. Do seu amigo de hoje e sempre.




sexta-feira, 3 de outubro de 2014

19 Já Está de Bom Tamanho

        Costumo escrever todos os dias sobre os mais diversos assuntos. Escrevo quando quero guardar bons e maus momentos. Escrevo quando algo de novo acontece na minha vida, ou quando algo antigo teima em voltar. Escrevo por escrever, por gosto, por prazer. Mas, esse texto em especial, foi redigido com singelo esmero. E não era para menos, trata-se de uma resposta e agradecimento à todos aqueles que lembraram de mim no dia do meu aniversário. É certo que alguns, mereciam atenção especial, porém, não disponho de tanto tempo livre nesses dias que se seguem. Por isso, achei justo fazer algo para todos. Destacando nas entrelinhas, aqueles que por vezes, se fizeram presentes em minha vida. Pessoas as quais quero ter sempre ao meu lado, e que carrego todos os dias em meu coração.
        Um dia me disseram que era "difícil" passar no "IF", pois a concorrência era tamanha, que só entravam os melhores.  Eu não me abati, fiz o exame de seleção e passei. Um dia me disseram que informática ( curso técnico do IF) dominava o basquete, e que eles ganhavam todos os anos os jogos internos. Adivinha? Eu fiz parte do time que mudou essa história. Um dia me disseram que para aprender a jogar tennis, você precisava ter muito dinheiro. Contra todas as expectativas, eu aprendi, e não parei por aí. Consegui lugar mais do que merecido entre a elite desse esporte no RN.
          Depois de muitas experiências, eu aprendi que nem sempre devemos aceitar as imposições dos outros. Muita gente fala de coisas impossíveis, sem se dar ao luxo de tentar alcançar. Por medo, insegurança, comodismo etc. O impossível é uma ilusão, só existe na cabeça de pessoas com a mente fraca. Pessoas sem sagacidade para enfrentar as barreiras e os obstáculos impostos pela vida.
          Um muito obrigado à todos aqueles que fizeram parte dessa jornada, vocês foram e são muito importantes para mim.