segunda-feira, 11 de julho de 2016

Conhecendo Schopenhauer

  Esses dias estava tentando arrumar a bagunça do meu quarto e acabei encontrando um texto bem interessante. O fiz durante uma avaliação de filosofia, disciplina a qual me identifiquei bastante na época. O objetivo era falar o que pensava Arthur Schopenhauer sobre o amor, a amizade e a felicidade. Não sei ao certo se consegui cumprir com o solicitado, porém, essa avaliação foi responsável pelo texto abaixo:

   Schopenhauer dizia que o amor, nada mais era que uma tática ou instrumento utilizado pela natureza para nos fazer reproduzir. Sabe-se que todos os animais se reproduzem, entretanto, ele dizia que os seres humanos com toda a sua racionalidade, precisam de motivos e desculpas para fazer algo simples como reproduzir-se. Sendo assim, o amor, esse visto em filmes e novelas. Esse que muitos sonham em sentir, nada mais é que um artifício da natureza para garantir a sobrevivência da espécie. Um exemplo disso é que muitas pessoas dizem "amar" alguém, mas quando tem chance traem seus parceiros. A justificativa para esse amor, o porquê, segundo o filósofo, seria pelo simples fato que os seres humanos são muito egoístas, egocêntricos. Se não houvesse algo para nos aproximar, talvez não teríamos conseguido perpetuar a espécie. É interessante ressaltar que ele via o amor, como nem um outro. Pois ele acreditava que o amor tinha "prazo de validade". Que o sentimento dura em média 7 anos, tempo em que os pais poderiam ter filhos e criá-los até poderem falar e ficar de pé. Acreditava também que o casamento era uma instituição falida, já que com o tempo o amor de um casal se esvaiam, e o que restava era o carinho e cumplicidade que um parceiro tinha pela outro. 
  Outro ponto levantado pelo filósofo era que a escolha dos parceiros não é algo aleatório. Nós procuramos nos outros características diferentes das nossas, uma vez que estas poderão ser passadas para os nossos descendentes. Um exemplo claro disso, é que homens brancos tendem a sentir atração por mulheres negras e vice-versa. Ainda falando sobre o ciclo reprodutivo, quando o mesmo acaba e não podemos mais reproduzir, Schopenhauer achava que teríamos perdido a utilidade. Isso foi embasado em um comparativo feito com os jovens, uma vez que quando uma criança se corta, seu ferimento fecha em poucos dias. Enquanto quando acontece a mesma coisa com uma pessoa mais velha a recuperação é mais lenta. Para reforçar essa teoria, basta observar que os jovens também tem a musculatura mais desenvolvida e ossos fortes, o que facilita a reprodução. 
    Por último e não menos importante, a questão da felicidade situar-se entre o amor e a amizade. Schopenhauer dizia que quando tem-se apenas um dos lados da moeda, você não terá uma relação feliz. Uma vez que só sexo não mantém duas pessoas juntas, pois a relação é carnal, vazia. Em contrapartida, amizade sem sexo também não faz sentido em um relacionamento, visto que, se não há desejo entre os duas pessoas, é interessante que essas sejam apenas amigos. Ele acreditava que o meio termo entre amor, enquanto desejo, e amizade, seriam a chave para um relacionamento feliz. 






  Esse texto foi redigido no dia 15 de fevereiro de 2013.

 

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Bloco de notas

    Sabe o que é estranho? Todos os dias, por mais diferentes que sejam uns dos outros. Por mais que eu faça coisas totalmente diferentes, no final deles, sinto que falta alguma coisa... achei que isso era coisa passageira. Contudo, continua se repetindo, dia após dia. Para contornar essa "lacuna", eu me pego lendo, escrevendo, criando coisas novas. Inovação não é só assunto de sala de aula ou empresa, pois inovo todos os dias quando descubro maneiras de completá-los. Espero que hoje também seja assim, que não falte nada. "Na busca do equilíbrio deve-se evitar à escassez e os excessos."

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Bloco de notas




     Depois de todo aquele tempo navegando acompanhado, é estranho sentir-se livre para ir à qualquer lugar. Todo dia acordo e defino uma rota nova, conheço pessoas novas, descubro coisas novas sobre mim. E nesse mar de descobertas, pego-me pensando, "o que esperar do amanhã?". Na verdade, é melhor não esperar, só deixar fluir.
     Não sei se ela lembra da promessa, não sei se um dia as coisas serão parecidas com o que eram antes. Prefiro acreditar que assim é melhor, pois quando vejo um sorriso naquele rosto, vejo motivos para seguir em frente. Sei que está tudo bem...

segunda-feira, 13 de junho de 2016

   Hoje eu resolvi dar uma volta, passear pelas ruas da minha linda cidade. Acho que foi uma das primeiras vezes que eu realmente vi a beleza dessas ruas e avenidas. Em cada lugar do mundo existe vida, seja gente ou bicho, sejam plantas ou microrganismos. O vento no rosto, os pássaros voando, tudo me encantava, parecia que eu nunca estivera ali antes... como é bom estar vivo, eu pensei.
   Voltando para casa, em pé dentro de um ônibus. Quando de repente o assento à minha frente fica livre. Perguntei a uma moça ao lado se ela queria sentar, ela aceitou de bom grado. Em seguida, outra moça ofereceu-se para segurar um livro que eu estava a carregar. Na sequência de boas ações, a moça a qual eu cedera o lugar ajudou outra pessoa. Fiquei pensando comigo mesmo, aquela velha frase:" Gentiliza gera gentileza!", faz todo o sentido. Fui um pouco mais além em minha reflexão, pois aquilo para mim era uma clara demonstração de humanidade, de querer ajudar o próximo. Nos tempos que estamos vivendo, essas pequenas ações fazem toda a diferença. Voltei para casa com mais esse aprendizado, pois posso fazer pouco pelo mundo, mas o pouco que eu faço pode ajudar muitas pessoas. Então, sempre que possível, distribua gentiliza, sorrisos, abraços e todo amor que estiver guardado em seu peito. "Because happiness is only real when shared."

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Precisa de título?!



   Primeiramente, gostaria de dizer que me esforcei ao máximo para  ser o primeiro a desejar feliz aniversário. Sei que deve ter uma fila enorme querendo fazer isso, por isso, resolvi utilizar um meio mais reservado. O chato é que as palavras parecem fugir da sua mente quando você mais precisa delas, então releve todas as besteiras que eu falar. Só queria demonstrar o quanto você é importante para mim, ok? Sempre gosto de começar com a parte boa, tipo, depois dos dezoito passa muito rápido, já já começam a aparecer cabelos brancos, esse tipo de coisa. Porém, só dessa vez serei bonzinho. Rafa, continue sendo essa pessoa carismática, mas ao tempo de personalidade forte, que não tem medo de falar o que pensa. Essa combinação nada comum funciona, acredite. Continue sendo fofa nos momentos livres, exceto quando estiverem enchendo seu saco, nesses casos pode ser explosiva do jeito que só você sabe fazer. Brincadeiras à parte, estou aqui para dizer que você é única... não digo isso por não existir outra Rafaela Araújo, e sim porque não conheci nesses breves anos de vida uma pessoa tão singela. Além disso, queria dizer que torço muito por você, para que você seja uma profissional de sucesso, uma atleta olímpica ou que simplesmente seja você, afinal, para quê mais?
Não sei se terei a oportunidade de falar metade dessas coisas pessoalmente, isso você que vai me dizer. Contudo, eu estou aqui quando você precisar, só para lembrar mesmo. Sem mais delongas, para que você possa dormir e curtir muito o seu dia, desejo toda a felicidade do mundo para ti, muita saúde (você precisa se cuidar, não esqueci disso), e que você tenha sempre esse sorriso lindo no semblante. Feliz aniversário bobona!


terça-feira, 31 de maio de 2016

Bloco de notas

  Esta noite eu acordei de repente, olhei para o lado e estava sozinho. O escuro da noite era minha única companhia. Não senti medo, aflição, mas foi estranho. Parecia um daqueles sonhos bizarros que você presencia quando assiste filmes de terror, porém, esse era real. Minutos depois voltei a dormir, acho que vou demorar um pouco para me acostumar com essa rotina... ainda bem que tenho o meu amigo cavalo-marinho.