quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Conselhos para a vida

   Partindo do pressuposto que todo dia é dia de aprender, gostaria de partilhar com vocês um pequeno texto retirado do livro "A Sabedoria de Stephen R. Covey", que achei bem interessante e me levou a uma profunda reflexão:
 
 " Uma vez, um homem me  levou a um canto e confidenciou: 
- Minha esposa e eu não temos mais os mesmos sentimentos que tínhamos um pelo outro. Acho que eu não a amo mais e ela não me ama. O que posso fazer?
- O sentimento não existe mais? - perguntei.
- É isso mesmo - ele afirmou. - E temos três filhos com quem nos preocupamos muito. O que você sugere? 
- Ame-a - respondi.
- Já lhe disse, o sentimento não existe mais.
- Ame-a.
- Você não entende. O sentimento de amor não existe mais.
- Então ame-a. Se o sentimento de amor não existe mais é uma boa razão para amá-la.
- Mas como amar quando você não ama?
- Meu amigo, amar é um verbo. Amor - o sentimento - é um fruto do amar, o verbo. Então ame-a. Sirva-a. Sacrifique-se. Ouça-a. Tenha empatia. Valorize-a. Apoie-a. Você esá disposto a fazer isso?"

   Você já parou para pensar, que é o que fazemos no dia a dia que importa e que alimenta uma relação, seja ela qual for. Portanto, se hoje às coisas estão difíceis com aquela pessoa especial, siga esses conselhos, às vezes temos a resposta debaixo dos nossos narizes, só não estamos dispostos a enxergar.




terça-feira, 8 de setembro de 2015

Sometimes when I think better...

     Depois de alguns meses ou mais, volto a escrever coisas sem sentido em um blog não lido. Brincadeiras à parte, falarei de momentos importantes na vida de qualquer pessoa. De verdadeiros choques de realidade que por mais drásticos, e certas vezes, dolorosos, são necessários para estampar a vida real nos rostos daqueles que insistem em viver no "mundo da lua".
   Ouvi uma vez que todo ser humano tem seu "day one". Que seria o dia exato que uma grande mudança aconteceu na sua vida, seja uma reprovação na escola, um término de namoro, uma final de campeonato etc. Esse dia pode até ter sido o pior da sua vida, mas parando para pensar, ele com certeza ensinou algumas coisas.
   No meu "day one", eu havia sofrido uma enorme perda, e isso me abalou em todos os aspectos que se pode imaginar. As horas pareciam não passar, as pessoas não paravam de falar e tudo que eu queria era "respirar". Ter um tempinho, ou melhor, um tempão para refletir sobre o que seria da minha vida daquele momento em diante. E foi naquele dia que eu resolvi me importar menos com as coisas que não tenho controle. Deixei de me culpar pelos inúmeros erros cometidos, e viver cada dia como se fosse o primeiro dia da minha vida. Isso me fez bem, e me faz até hoje. Portanto, se você já teve o seu dia, tente lembrar como foi e o que realmente mudou. Lembrando é claro, que todas as mudanças tem pontos positivos e negativos. Pense nisso, ontem fui eu, amanhã pode ser o seu dia de recomeçar.



quarta-feira, 17 de junho de 2015

E assim como o pôr do sol, disse adeus

   Fazia um tempo que não postava nada, que não parava para escrever. O tempo passa, e parece que os dias encurtam. Ou pelo menos os dias que antecederam o "hoje". Faço notável esse destaque, nessa data, dia 01 de Agosto de 2015, pois mais uma vez recebo a notícia de que um amigo próximo vai partir. Calma! Não precisa desejar condolências ou algo do tipo, ele "só" vai viajar para outro estado. Alguns podem questionar o motivo pelo qual atribuo tanta dramaticidade nesse texto, mas entendam que cabe a cada um enfrentar essas "coisas da vida" da maneira que bem entender.
Não sei bem quando, o porquê, ou ainda quem teve a iniciativa. Contudo, há mais ou menos 5 anos, conheci os melhores amigos que se pode ter. Cada um com suas diferenças, com suas manias e estripulias... Quem diria que essa amizade iria dar certo? Apesar dos desentendimentos, conflitos e discussões, nós crescemos e amadurecemos. Bem como um time, um ajudou o outro, nas vitórias e nas derrotas. Frases como: "Eu entendo..." ou ainda, "pode desabafar", foram mais que acalento. Diria que foi um dos principais motivos por ainda estarmos juntos, afinal, todo mundo tem bons e maus momentos. Porém, só os verdadeiros amigos estão presentes em ambos.
Primeiro o grande Japa. Em seguida, Zuezyo foi estudar fora. Agora, é a sua vez de dizer "até logo". Parece que foram ontem, as resenhas no dia das virgens, aquele carnaval em Pirangi, festa do cooler etc. Parace que foi ontem, o primeiro ap, o primeiro tereré, os fins de semana em jacumã... Éramos felizes e não sabíamos. Mas, sabe de uma coisa? Acho que sabíamos, pois foram momentos felizes e muito proveitosos. Foram vivências das quais iremos nos lembrar e contar para nossos filhos, como em tantas oportunidades ouvimos as célebres estórias do meu pai.
Todavia, esse clima de despedida não é nada legal. Sempre tentamos encorajar uns aos outros, a sermos os melhores e buscar a excelência tanto pessoal, quanto profissional. "Só", novamente essa palavra. Só que hoje, vendo esse amigo tão querido ir para longe, fica difícil segurar as lágrimas. Contrariando o que disse Pablo: "Homem chora!” Principalmente de felicidade. Sim, porque mesmo tristes com sua partida, estamos felizes por vê-lo correr atrás dos seus sonhos. Então corra, até a exaustão, e mais ainda se preciso for. Estaremos aqui quando você voltar, de braços e corações abertos para recebê-lo quando chegar o momento do seu retorno.
Por fim, queria falar um pouco sobre essa pessoa excepcional chamada Tales Augustus. Não é enchendo sua bola. Falo de fatos, os quais podem ser comprovados:
1 - Você é um cara muito tagarela, fala tanto que já tentamos pagar para você ficar calado e não deu certo.
2 - Você é chato quando quer mostrar que está certo, e por isso, o apelidamos de "cheio de razão".
3- No fundo, quando você sabe que é bom em algo, você faz questão de mostrar ou dizer para as outras pessoas.
Pronto, acho que já está bom. Essa brincadeirinha foi só para descontrair, afinal, não quero ninguém chorando ao ler esse texto. Falando francamente, acredito que falo por todos quando digo que você é um cara super íntegro, e que sabe respeitar as pessoas. Vimos exemplos disso por diversas vezes. Admiro-te não só por isso, como pela humildade e empatia que você tem ao falar/tratar as pessoas. E não só as pessoas próximas, como também pessoas as quais você nem conhece direito. Sem contar que você é um ótimo ouvinte e conselheiro, parece que sempre sabe dizer o que se precisa ouvir, e não o que se quer ouvir. Sendo assim, abro um parêntese para agradecê-lo meu amigo, por todos os conselhos que me destes. Sem mais delongas, para que esse texto não fique longo demais, e você não desista de lê-lo, queria deixar um pensamento de Charles Chaplin: "A vida é maravilhosa se não se tem medo dela." Portanto, meu caro amigo, não tenha medo, pois você nunca estará longe o suficiente para que não possamos ouví-lo, e não viveremos por tempo suficiente para esquecê-lo. Do seu amigo de hoje e sempre.




sexta-feira, 3 de outubro de 2014

19 Já Está de Bom Tamanho

        Costumo escrever todos os dias sobre os mais diversos assuntos. Escrevo quando quero guardar bons e maus momentos. Escrevo quando algo de novo acontece na minha vida, ou quando algo antigo teima em voltar. Escrevo por escrever, por gosto, por prazer. Mas, esse texto em especial, foi redigido com singelo esmero. E não era para menos, trata-se de uma resposta e agradecimento à todos aqueles que lembraram de mim no dia do meu aniversário. É certo que alguns, mereciam atenção especial, porém, não disponho de tanto tempo livre nesses dias que se seguem. Por isso, achei justo fazer algo para todos. Destacando nas entrelinhas, aqueles que por vezes, se fizeram presentes em minha vida. Pessoas as quais quero ter sempre ao meu lado, e que carrego todos os dias em meu coração.
        Um dia me disseram que era "difícil" passar no "IF", pois a concorrência era tamanha, que só entravam os melhores.  Eu não me abati, fiz o exame de seleção e passei. Um dia me disseram que informática ( curso técnico do IF) dominava o basquete, e que eles ganhavam todos os anos os jogos internos. Adivinha? Eu fiz parte do time que mudou essa história. Um dia me disseram que para aprender a jogar tennis, você precisava ter muito dinheiro. Contra todas as expectativas, eu aprendi, e não parei por aí. Consegui lugar mais do que merecido entre a elite desse esporte no RN.
          Depois de muitas experiências, eu aprendi que nem sempre devemos aceitar as imposições dos outros. Muita gente fala de coisas impossíveis, sem se dar ao luxo de tentar alcançar. Por medo, insegurança, comodismo etc. O impossível é uma ilusão, só existe na cabeça de pessoas com a mente fraca. Pessoas sem sagacidade para enfrentar as barreiras e os obstáculos impostos pela vida.
          Um muito obrigado à todos aqueles que fizeram parte dessa jornada, vocês foram e são muito importantes para mim.


   A Letter to Rafa






   O que dizer sobre essa cartinha? Mais um presente bobo feito pelo seu namorado excêntrico e romântico. Eu sei que você não esperava nada, e realmente não fazia questão de ganhar presente. Mas, quando se trata de presentear você, eu meio que esqueço essas regrinhas. É que me faz bem te ver sorrir. Confesso que sou um pouco egoísta nesse ponto, no entanto, você sabia onde estava se metendo quando resolveu namorar comigo.
  Que loucura não é? Parece que foi ontem o seu aniversário, aquele pedido de namoro “surpresa”. Parece que foi ontem, aquele cinema inesperado, que me fez pensar se poderia dar certo entre nós. E deu, vejam só. Faz aproximadamente cinco meses, que tenho o prazer de desfrutar da sua companhia. Faz cinco meses que eu me pergunto se estou sonhando, ou se tudo isso é real. Faz cinco meses que eu te “roubei” para mim, e fiz isso sem medo de errar. Porque mesmo sem querer, eu já sabia que você era o caminho certo para a minha felicidade.
   O tempo passou, e passei a te ver com outros olhos. O que poderia ser só mais uma garota na minha vida, hoje me parece ser “a garota da minha vida.” Pois é, a vida tem dessas coisas. Como já dissemos algumas vezes um para o outro, “queria que o tempo parasse, só para prolongar os momentos que estamos juntos”. Entretanto, esse gigante indomável não nos obedece, que seja. Afinal, eu estou aqui hoje, ao seu lado. E se depender de mim, ficarei aqui por muito mais tempo. Então, podemos reclamar de atenção, podemos reclamar de carinho, ou que falta mais cumplicidade, mas não reclamemos do tempo. Esse é o único que nunca estará em falta.

terça-feira, 3 de junho de 2014

                      
    Pois é, sempre soube que esse dia fosse chegar... mentira! O momento que vivo hoje, com você ao meu lado, era só um sonho de garoto apaixonado. Calma, eu sei, hoje é seu dia. Por isso, vou pular essa parte dramática e falar do que realmente interessa. Queria que fosse fácil, mas não é. Porque dessa vez, não jogo as palavras aleatoriamente no papel, eu as moldo como se fossem partes de uma escultura, para que fiquem quem sabe a sua altura.
    Rafaela, se você soubesse a metade das coisas que eu fiz por você, me chamaria de louco, bobo ou algo do tipo. Foram inúmeras às vezes que pedi para um amigo me ajudar a falar com você, simplesmente por que ficava nervoso fazendo isso. Por diversas vezes, tentei esquecer esse sentimento, que descrevi tão intimamente naquela "cartinha". Eu ficava com todas as meninas que podia, me jogava de cabeça em semi relacionamentos, mas de nada adiantava. Quase sem querer, novamente você me encantava. Não sei explicar essas "coisas do coração", e tenho que confessar que a cada dia fico mais confuso. O gozado, é que quanto mais tentava te entender, menos conseguia. Planejava verdadeiras táticas para te conquistar, buscava nos livros, sábios conselhos para me ajudar. Sabe qual foi à parte mais triste de não ir para o brasileiro? Não foi ver meu time cabisbaixo, ou perder a chance de conhecer "Foz", e sim, não poder viajar na mesma delegação que você. Ficar alguns metros mais perto, já me deixava entusiasmado o suficiente para não parar de pensar naquela viagem que infelizmente, não veio...
    Não sei que feitiço foi esse que você lançou, mais teu jeitinho meigo, pouco à pouco me cativou. Talvez sejam esses olhos mágicos, que parecem ofuscar qualquer um que olhe demais para eles. Acredito ainda, que seja seu sorriso... Como diria um grande “filósofo”: ” Um rosto lindo e um sorriso encantador, e um jeitinho de falar que me pirou...”. E pirou mesmo, afinal, estamos onde estamos. Escrevemos apenas o primeiro capítulo, de uma estória que só está começando.
    Eii, happy bday Rafa, queria desejar tudo de melhor que a vida pode oferecer, mas ela já te deu um carinha aí. Acho que está de bom tamanho haha, mas se não estiver. Desejo-te sucesso nos seus intentos, muito juízo nessa cabecinha nem tão pequena. Desejo também, sensatez para discernir o certo e o errado, já que, a partir de hoje, você é legalmente uma adulta, sendo responsável pelos seus atos e blá, blá. Por fim, parabéns, e cuidado com os 18!

Leia ouvindo essa música ;)

domingo, 11 de maio de 2014

   

   “Os caminhos não são tão simples, mas eu vou seguir”... Não sei ao certo para onde vai me levar, ou ainda, quando essa jornada terminará. Fecho os olhos e imagino tudo acontecendo, os problemas se resolvendo. De início eu já sabia, que como todas as outras vezes, não seria fácil. Acho que sou muito corajoso, ou muito tolo... Talvez, as duas coisas juntas.

    O engraçado é que depois de tantas “tentativas em vão”, de tantas idas e vindas, achei ao menos por um segundo, que eu havia acertado. Cedo demais? Só o futuro dirá, mas, ao que parece, esse futuro está muito próximo. E tenho que admitir... o medo de que tudo dê errado, vem me tirando o sono, vem ocupando minha mente nas horas vagas. Sorte, que por outro lado, tenho uma base sólida de forte, algo que me prende ao chão e me dá forças. Não preciso citar nomes, eles sabem o quanto são importantes... você também deveria saber... no mais, estou indo embora...