Partindo do pressuposto que todo dia é dia de aprender, gostaria de partilhar com vocês um pequeno texto retirado do livro "A Sabedoria de Stephen R. Covey", que achei bem interessante e me levou a uma profunda reflexão:
" Uma vez, um homem me levou a um canto e confidenciou:
- Minha esposa e eu não temos mais os mesmos sentimentos que tínhamos um pelo outro. Acho que eu não a amo mais e ela não me ama. O que posso fazer?
- O sentimento não existe mais? - perguntei.
- É isso mesmo - ele afirmou. - E temos três filhos com quem nos preocupamos muito. O que você sugere?
- Ame-a - respondi.
- Já lhe disse, o sentimento não existe mais.
- Ame-a.
- Você não entende. O sentimento de amor não existe mais.
- Então ame-a. Se o sentimento de amor não existe mais é uma boa razão para amá-la.
- Mas como amar quando você não ama?
- Meu amigo, amar é um verbo. Amor - o sentimento - é um fruto do amar, o verbo. Então ame-a. Sirva-a. Sacrifique-se. Ouça-a. Tenha empatia. Valorize-a. Apoie-a. Você esá disposto a fazer isso?"
Você já parou para pensar, que é o que fazemos no dia a dia que importa e que alimenta uma relação, seja ela qual for. Portanto, se hoje às coisas estão difíceis com aquela pessoa especial, siga esses conselhos, às vezes temos a resposta debaixo dos nossos narizes, só não estamos dispostos a enxergar.
Às vezes o meu diário, às vezes um livro virtual, que pouco a pouco vou escrevendo. Cada postagem, tem um significado todo especial. Algumas falam de saudade, outras de dor, algumas de dúvidas, outras de amor. Uma após a outra, descrevendo um pouco da minha história. Capítulos e acontecimentos, que estão guardados na memória.
quinta-feira, 29 de outubro de 2015
terça-feira, 8 de setembro de 2015
Sometimes when I think better...
Depois de alguns meses ou mais, volto a escrever coisas sem sentido em um blog não lido. Brincadeiras à parte, falarei de momentos importantes na vida de qualquer pessoa. De verdadeiros choques de realidade que por mais drásticos, e certas vezes, dolorosos, são necessários para estampar a vida real nos rostos daqueles que insistem em viver no "mundo da lua".
Ouvi uma vez que todo ser humano tem seu "day one". Que seria o dia exato que uma grande mudança aconteceu na sua vida, seja uma reprovação na escola, um término de namoro, uma final de campeonato etc. Esse dia pode até ter sido o pior da sua vida, mas parando para pensar, ele com certeza ensinou algumas coisas.
No meu "day one", eu havia sofrido uma enorme perda, e isso me abalou em todos os aspectos que se pode imaginar. As horas pareciam não passar, as pessoas não paravam de falar e tudo que eu queria era "respirar". Ter um tempinho, ou melhor, um tempão para refletir sobre o que seria da minha vida daquele momento em diante. E foi naquele dia que eu resolvi me importar menos com as coisas que não tenho controle. Deixei de me culpar pelos inúmeros erros cometidos, e viver cada dia como se fosse o primeiro dia da minha vida. Isso me fez bem, e me faz até hoje. Portanto, se você já teve o seu dia, tente lembrar como foi e o que realmente mudou. Lembrando é claro, que todas as mudanças tem pontos positivos e negativos. Pense nisso, ontem fui eu, amanhã pode ser o seu dia de recomeçar.
quarta-feira, 17 de junho de 2015
E assim como o pôr do sol, disse adeus
Fazia um tempo que não postava nada, que não parava para
escrever. O tempo passa, e parece que os dias encurtam. Ou pelo menos os dias
que antecederam o "hoje". Faço notável esse destaque, nessa data, dia
01 de Agosto de 2015, pois mais uma vez recebo a notícia de que um amigo
próximo vai partir. Calma! Não precisa desejar condolências ou algo do tipo,
ele "só" vai viajar para outro estado. Alguns podem questionar o
motivo pelo qual atribuo tanta dramaticidade nesse texto, mas entendam que cabe
a cada um enfrentar essas "coisas da vida" da maneira que bem
entender.
Não sei bem quando, o porquê, ou ainda quem teve a
iniciativa. Contudo, há mais ou menos 5 anos, conheci os melhores amigos que se
pode ter. Cada um com suas diferenças, com suas manias e estripulias... Quem
diria que essa amizade iria dar certo? Apesar dos desentendimentos, conflitos e
discussões, nós crescemos e amadurecemos. Bem como um time, um ajudou o outro,
nas vitórias e nas derrotas. Frases como: "Eu entendo..." ou ainda,
"pode desabafar", foram mais que acalento. Diria que foi um dos
principais motivos por ainda estarmos juntos, afinal, todo mundo tem bons e maus momentos. Porém, só os verdadeiros amigos estão presentes em ambos.
Primeiro o grande Japa. Em seguida, Zuezyo foi estudar fora.
Agora, é a sua vez de dizer "até logo". Parece que foram ontem, as resenhas no dia das virgens, aquele
carnaval em Pirangi, festa do cooler etc. Parace que foi ontem, o primeiro ap, o primeiro tereré, os fins de semana em jacumã... Éramos felizes
e não sabíamos. Mas, sabe de uma coisa? Acho que sabíamos, pois foram momentos
felizes e muito proveitosos. Foram vivências das quais iremos nos lembrar e contar
para nossos filhos, como em tantas oportunidades ouvimos as célebres estórias
do meu pai.
Todavia, esse clima de despedida não é nada legal. Sempre
tentamos encorajar uns aos outros, a sermos os melhores e buscar a excelência
tanto pessoal, quanto profissional. "Só", novamente essa palavra. Só
que hoje, vendo esse amigo tão querido ir para longe, fica difícil segurar as
lágrimas. Contrariando o que disse Pablo: "Homem chora!” Principalmente de
felicidade. Sim, porque mesmo tristes com sua partida, estamos felizes por
vê-lo correr atrás dos seus sonhos. Então corra, até a exaustão, e mais ainda
se preciso for. Estaremos aqui quando você voltar, de braços e corações abertos
para recebê-lo quando chegar o momento do seu retorno.
Por fim, queria falar um pouco sobre essa pessoa
excepcional chamada Tales Augustus. Não é enchendo sua bola. Falo de fatos,
os quais podem ser comprovados:
1 - Você é um cara muito tagarela, fala tanto que já tentamos
pagar para você ficar calado e não deu certo.
2 - Você é chato quando quer mostrar que está certo, e por
isso, o apelidamos de "cheio de razão".
3- No fundo, quando você sabe que é bom em algo, você faz
questão de mostrar ou dizer para as outras pessoas.
Pronto, acho que já está bom. Essa
brincadeirinha foi só para descontrair, afinal, não quero ninguém chorando ao ler esse
texto. Falando francamente, acredito que falo por todos quando digo que você é
um cara super íntegro, e que sabe respeitar as pessoas. Vimos exemplos disso
por diversas vezes. Admiro-te não só por isso, como pela humildade e empatia
que você tem ao falar/tratar as pessoas. E não só as pessoas próximas, como
também pessoas as quais você nem conhece direito. Sem contar que você é um
ótimo ouvinte e conselheiro, parece que sempre sabe dizer o que se precisa
ouvir, e não o que se quer ouvir. Sendo assim, abro um parêntese para
agradecê-lo meu amigo, por todos os conselhos que me destes. Sem mais delongas,
para que esse texto não fique longo demais, e você não desista de lê-lo, queria
deixar um pensamento de Charles Chaplin: "A vida é maravilhosa se não se
tem medo dela." Portanto, meu caro amigo, não tenha medo, pois você nunca
estará longe o suficiente para que não possamos ouví-lo, e não viveremos por
tempo suficiente para esquecê-lo. Do seu amigo de hoje e sempre.
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
19 Já Está de Bom Tamanho
Costumo escrever todos os dias sobre os mais diversos assuntos. Escrevo quando quero guardar bons e maus momentos. Escrevo quando algo de novo acontece na minha vida, ou quando algo antigo teima em voltar. Escrevo por escrever, por gosto, por prazer. Mas, esse texto em especial, foi redigido com singelo esmero. E não era para menos, trata-se de uma resposta e agradecimento à todos aqueles que lembraram de mim no dia do meu aniversário. É certo que alguns, mereciam atenção especial, porém, não disponho de tanto tempo livre nesses dias que se seguem. Por isso, achei justo fazer algo para todos. Destacando nas entrelinhas, aqueles que por vezes, se fizeram presentes em minha vida. Pessoas as quais quero ter sempre ao meu lado, e que carrego todos os dias em meu coração.
Um dia me disseram que era "difícil" passar no "IF", pois a concorrência era tamanha, que só entravam os melhores. Eu não me abati, fiz o exame de seleção e passei. Um dia me disseram que informática ( curso técnico do IF) dominava o basquete, e que eles ganhavam todos os anos os jogos internos. Adivinha? Eu fiz parte do time que mudou essa história. Um dia me disseram que para aprender a jogar tennis, você precisava ter muito dinheiro. Contra todas as expectativas, eu aprendi, e não parei por aí. Consegui lugar mais do que merecido entre a elite desse esporte no RN.
Depois de muitas experiências, eu aprendi que nem sempre devemos aceitar as imposições dos outros. Muita gente fala de coisas impossíveis, sem se dar ao luxo de tentar alcançar. Por medo, insegurança, comodismo etc. O impossível é uma ilusão, só existe na cabeça de pessoas com a mente fraca. Pessoas sem sagacidade para enfrentar as barreiras e os obstáculos impostos pela vida.
Um muito obrigado à todos aqueles que fizeram parte dessa jornada, vocês foram e são muito importantes para mim.
Um dia me disseram que era "difícil" passar no "IF", pois a concorrência era tamanha, que só entravam os melhores. Eu não me abati, fiz o exame de seleção e passei. Um dia me disseram que informática ( curso técnico do IF) dominava o basquete, e que eles ganhavam todos os anos os jogos internos. Adivinha? Eu fiz parte do time que mudou essa história. Um dia me disseram que para aprender a jogar tennis, você precisava ter muito dinheiro. Contra todas as expectativas, eu aprendi, e não parei por aí. Consegui lugar mais do que merecido entre a elite desse esporte no RN.
Depois de muitas experiências, eu aprendi que nem sempre devemos aceitar as imposições dos outros. Muita gente fala de coisas impossíveis, sem se dar ao luxo de tentar alcançar. Por medo, insegurança, comodismo etc. O impossível é uma ilusão, só existe na cabeça de pessoas com a mente fraca. Pessoas sem sagacidade para enfrentar as barreiras e os obstáculos impostos pela vida.
Um muito obrigado à todos aqueles que fizeram parte dessa jornada, vocês foram e são muito importantes para mim.
A Letter to Rafa
O que dizer sobre
essa cartinha? Mais um presente bobo feito pelo seu namorado excêntrico e
romântico. Eu sei que você não esperava nada, e realmente não fazia questão de
ganhar presente. Mas, quando se trata de presentear você, eu meio que esqueço
essas regrinhas. É que me faz bem te ver sorrir. Confesso que sou um pouco
egoísta nesse ponto, no entanto, você sabia onde estava se metendo quando
resolveu namorar comigo.
Que loucura não é?
Parece que foi ontem o seu aniversário, aquele pedido de namoro “surpresa”.
Parece que foi ontem, aquele cinema inesperado, que me fez pensar se poderia
dar certo entre nós. E deu, vejam só. Faz aproximadamente cinco meses, que
tenho o prazer de desfrutar da sua companhia. Faz cinco meses que eu me
pergunto se estou sonhando, ou se tudo isso é real. Faz cinco meses que eu te
“roubei” para mim, e fiz isso sem medo de errar. Porque mesmo sem querer, eu já
sabia que você era o caminho certo para a minha felicidade.
O tempo passou, e
passei a te ver com outros olhos. O que poderia ser só mais uma garota na minha
vida, hoje me parece ser “a garota da minha vida.” Pois é, a vida tem dessas
coisas. Como já dissemos algumas vezes um para o outro, “queria que o tempo
parasse, só para prolongar os momentos que estamos juntos”. Entretanto, esse
gigante indomável não nos obedece, que seja. Afinal, eu estou aqui hoje, ao seu
lado. E se depender de mim, ficarei aqui por muito mais tempo. Então, podemos reclamar
de atenção, podemos reclamar de carinho, ou que falta mais cumplicidade, mas
não reclamemos do tempo. Esse é o único que nunca estará em falta.
terça-feira, 3 de junho de 2014
Pois é, sempre soube
que esse dia fosse chegar... mentira! O momento que vivo hoje, com você ao meu
lado, era só um sonho de garoto apaixonado. Calma, eu sei, hoje é seu dia. Por
isso, vou pular essa parte dramática e falar do que realmente interessa. Queria
que fosse fácil, mas não é. Porque dessa vez, não jogo as palavras
aleatoriamente no papel, eu as moldo como se fossem partes de uma escultura,
para que fiquem quem sabe a sua altura.
Rafaela, se você soubesse a metade das
coisas que eu fiz por você, me chamaria de louco, bobo ou algo do tipo. Foram
inúmeras às vezes que pedi para um amigo me ajudar a falar com você,
simplesmente por que ficava nervoso fazendo isso. Por diversas vezes, tentei
esquecer esse sentimento, que descrevi tão intimamente naquela
"cartinha". Eu ficava com todas as meninas que podia, me jogava de
cabeça em semi relacionamentos, mas de nada adiantava. Quase sem querer,
novamente você me encantava. Não sei explicar essas "coisas do
coração", e tenho que confessar que a cada dia fico mais confuso. O
gozado, é que quanto mais tentava te entender, menos conseguia. Planejava
verdadeiras táticas para te conquistar, buscava nos livros, sábios conselhos
para me ajudar. Sabe qual foi à parte mais triste de não ir para o brasileiro?
Não foi ver meu time cabisbaixo, ou perder a chance de conhecer
"Foz", e sim, não poder viajar na mesma delegação que você. Ficar
alguns metros mais perto, já me deixava entusiasmado o suficiente para não parar
de pensar naquela viagem que infelizmente, não veio...
Não sei que feitiço foi esse que você
lançou, mais teu jeitinho meigo, pouco à pouco me cativou. Talvez sejam esses
olhos mágicos, que parecem ofuscar qualquer um que olhe demais para eles.
Acredito ainda, que seja seu sorriso... Como diria um grande “filósofo”: ” Um
rosto lindo e um sorriso encantador, e um jeitinho de falar que me pirou...”. E
pirou mesmo, afinal, estamos onde estamos. Escrevemos apenas o primeiro
capítulo, de uma estória que só está começando.
Eii, happy bday Rafa,
queria desejar tudo de melhor que a vida pode oferecer, mas ela já te deu um
carinha aí. Acho que está de bom tamanho haha, mas se não estiver. Desejo-te
sucesso nos seus intentos, muito juízo nessa cabecinha nem tão pequena. Desejo
também, sensatez para discernir o certo e o errado, já que, a partir de hoje,
você é legalmente uma adulta, sendo responsável pelos seus atos e blá, blá. Por
fim, parabéns, e cuidado com os 18!
Leia ouvindo essa música ;)
domingo, 11 de maio de 2014
“Os caminhos não
são tão simples, mas eu vou seguir”... Não sei ao certo para onde vai me levar,
ou ainda, quando essa jornada terminará. Fecho os olhos e imagino tudo
acontecendo, os problemas se resolvendo. De início eu já sabia, que como todas
as outras vezes, não seria fácil. Acho que sou muito corajoso, ou muito tolo...
Talvez, as duas coisas juntas.
O engraçado é que depois de tantas “tentativas
em vão”, de tantas idas e vindas, achei ao menos por um segundo, que eu havia
acertado. Cedo demais? Só o futuro dirá, mas, ao que parece, esse futuro está
muito próximo. E tenho que admitir... o medo de que tudo dê errado, vem me
tirando o sono, vem ocupando minha mente nas horas vagas. Sorte, que por outro
lado, tenho uma base sólida de forte, algo que me prende ao chão e me dá
forças. Não preciso citar nomes, eles sabem o quanto são importantes... você
também deveria saber... no mais, estou indo embora...
Assinar:
Postagens (Atom)




